Fórmula para a Equação da Vida
Problemas são inerentes ao ser humano, parte de nossa natureza. É difícil encarar a realidade, que a vida nunca será perfeita e a expectativa é inimiga da perfeição. Queremos tudo o que não podemos ter, e nessa gana de nunca matar a sede é que nos embebedamos de problemas. Se não dá para viver sem eles, toleremos a presença de nossos amigos problemáticos.
Diariamente colhemos defeitos, seja em nós mesmos, nos outros ou nas coisas. O importante é caçar problemas, afinal, que enfadonha seria a vida sem eles esticados em meio a nossa sala de estar. E se, pelo menos um dia, os esquecêssemos? Garanto que deixaria um vazio perfeitamente sem graça.
As dificuldades movem a gente. Como acha que saímos da caverna para hoje estarmos mexendo os dedos freneticamente no controle remoto para escolher o próximo filme que veremos na Netflix e nos dar ao luxo de no fim das contas nem decidirmos? Graças aos nossos queridos problemas, ficamos hoje com os louros de nossos antepassados.
Ora, na escola se aprende a resolver problemas, mas matemática não cabe nas geometrias da vida. Vai tudo por nossa conta e ninguém quer pagá-la com juros… Não há fórmula para a equação da vida, cálculos são para coisas exatas, salvo os renais, que meteram-se nas ciências humanas. De exata temos somente a inexatidão e, por isto, justamente por isto, viver é tão fascinante.
Gostou? Me dá um feedback ou deixe seu aplauso. Obrigado pela leitura!